segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Cuide da comida e cuide de você

Desenvolvido por monitoras Alice Cristina Coca Mendes e Geórgia Raísa Matos de Sousa.
Revisado por: profª nutricionista Silvana Ramos Atayde
Quem já não ouviu a frase: “A gente é o que a gente come”?Pois é, pode parecer só uma frase, mais pensando bem não é não.

Porque toda criança algum dia já teve uma verminose?Ou porque quando alguém está com diarréia dizem que o que fez mal foi a comida?

Na verdade as verminoses são causadas na maioria das vezes por falta de higiene das mãos antes de comer, e o que pode ter feito mal não foi a comida e sim a bactéria que a contaminou, já que não é em todos os casos de diarréias que a causa é por contaminação alimentar.
Existem vários tipos de contaminação nos alimentos e podem ser de origem química, física ou biológica que ocorrem antes ou depois de prontos, tornando-os assim inadequados para o consumo. Essas contaminações são muito comuns em bares e restaurantes, porém os alimentos que comemos em nossa própria casa não estão livres de serem contaminados. A contaminação química pode se feita de diversas formas como produtos químicos associados às características das próprias matérias-primas, aditivos alimentares, quando usados em concentrações excessivas, pesticidas, toxinas naturais dos alimentos como em peixes, mariscos e cogumelos quando em estado inadequado para o consumo. Já a contaminação física pode ocorrer pela queda de parte dos utensílios utilizados, ou por queda de objeto da roupa da pessoa que cozinha, e a contaminação biológica pode ocorrer por bactérias fungos e vírus na manipulação dos alimentos, por meio dos utensílios e equipamentos, contato entre alimentos sujos e limpos, contato entre alimentos crus e cozidos, pragas e infestações e sujeira do local ou lixeira próxima.

A higiene não só dos alimentos mais também dos utensílios, do local e de quem os manipula é essencial para sua boa conservação e preparação, sem que haja o risco de contaminação, pois dependendo do caso pode levar a morte ou a uma verminose prolongada. Para que isso não aconteça e a contaminação possa ser evitada, segue algumas dicas de como proceder em casa:

• Lavar as mãos antes, durante e depois da preparação;
• Lavar e higienizar os alimentos antes de guardar assim como lavar os utensílios;

• O congelamento do alimento descongelado pode acarretar em uma contaminação cruzada onde o alimento que antes estava limpo no congelador se contamina com alimentos fora do congelador e traz a contaminação para os outros alimentos congelados na hora que retorna ao congelador;

• Lavar a pia da cozinha com sabão e água quente é a única forma de matar qualquer microorganismo presente no local;                               

• Manter as unhas curtas e limpas;

• Manter os cabelos presos;

• Evitar o uso de adornos na hora da manipulação e preparação dos alimentos;

• Evitar deixar o local úmido e sujo, para a não proliferação de microorganismos.


Se a gente é o que a gente come, não seja uma comida suja e contaminada, cuide do que você come e cuide-se de si mesmo.


Fonte:

TUDOBOX. Higiene dos alimentos.Disponível em :<www.tudobox.com>.Acesso em: 23 jun, 2010.

2 comentários:

Faça um comentário inteligente.
Leia o texto antes, depois, dê-nos a honra de ler seu comentário.