sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Alimentos Transgênicos: Os prós e os Contras

Desenvolvido pela monitora  Geórgia Raísa Matos de Sousa.


Revisado por: profª nutricionista Silvana Ramos Atayde


O Que são: São organismos geneticamente modificados m que foi introduzido genes de outras espécies, atribuindo ao alimento novas características.

Década de 70. A  “nova” tecnologia do DNA recombinante permite a introdução intencional de genes com função reconhecida de um organismo para outro.


Desta forma, surgiram os “organismo geneticamento modificados” (OGMs ou transgênicos). Foi possível, desde então, “colher” funções com resistência à pragas e herbicidas (advindas de um organismo x) e implantar em um organismo y.
Técnicas antigas como o cruzamento ou combinações aleatórias foram substituídas pela alteração direta no genoma.A biotecnologia permitiu avanços na área da medicina, que utiliza da técnica do DNA recombinante para produzir insulina humana.
Contudo, quando se fala nesta mesma técnica, aliada à alimentação...É a partir daí que começa todas as controvérsias!

A inserção de alimentos transgênicos de mercado se deu de forma gradual. Hoje, a maioria dos alimentos que consumimos são modificados. Apesar destas plantas apresentarem, eventualmente, algum risco à saúde, o fato é que já existem grandes cultivos de transgênicos. Mudar isto, seria algo que levaria tempo.


Afinal, quais são os prós e os contras dos OGMs?

Polêmica: Devemos lembrar que toda tecnologia existente tem suas vantagens e desvantagens. Cabe à nós medirmos as conseqüências que o alimento transgênicos acarretarão em nossas vidas. Seja no sentido de levar uma vida mais saudável, consumindo orgânicos; seja pela escolha de alimentos com mais nutrientes, como é o caso de alguns transgênicos; ou seja por questões financeiras, considerando que os OGMs tem custo mais baixo quando comparados aos orgânicos.

Ambientalistas X Agricultores
     A tecnologia permite que, ao se introduzir genes de bactérias em plantas, esta comece a ter resistência à pragas e herbicidas. Os defensores ressaltam que estas características diminuem o uso de recursos naturais e facilitam a vida dos agricultores. Grandes empresas como a Monsanto e a Basf investem nos transgênicos esperando obter lucros.
     Os ambientalistas, por sua vez, têm a preocupação de que estas plantas contaminem ecossistemas, compromentendo ecossistemas e o ciclo natural da cadeia alimentar. Por exemplo: Um planta transgência poderia matar outros vegetais e até alguns anmais, o que atingiria, desta forma, na biodiversidade.
Segundo os críticos, a resistências aos pesticidas faz com que a utilização da tecnologia, após algum tempo, exija aumento aumento no uso de produtos químicos. Teme-se também o aparecimento de alergias e intolerâncias alimentares nos indivíduos que consomem este tipo e produto, mesmo que a ciência não comprove nenhum risco acerca desta questão.

Questões Políticas

Recentemento, houve a "crise dos alimentos". Se já era complicado reverter a situação dos OGMs, agora ficou ainda mais difícil. Afinal, graças à eles, é possível produzir mais alimentos com menor área de cultivo. Sem falar na questão do transporte: Como os OGMs são mais resistentes, é muito mais fácil transporta-los à longas distância e mantê-los conservados por mais tempo.
"Segundo a FAO, a realidade dos transgênicos indica que até agora essa tecnologia atende a poucos problemas (resistência aos insetos e tolerância à herbicidas) e sua adoção ainda resulta em poucos benefícios evidentes para o consumidor e em falta de segurança sobre sua inocuidade."
A organização persiste em afirmar que a preocupação sobre os efeitos dos transgênicos nos ecossistemas é justificada e, portanto tem como regra de que os países que usam os OGMs façam toda a avaliação de risco necessária, com diretrizes específicas para cada tipo de alimento, já que em espécies diferentes, são implantados genes diferentes de acordo com as necessidades vigentes.

Em 2003, foi publicado um decreto de rotulagem, que obriga empresas da área de alimentação, produtores equem mais trabalhe com vendas de alimentos, identificar, os alimentos com mais de 1% de matéria-prima transgênica, como fez a soya, na sua embalagem de óleo de soja, utilizando o seguinte símbolo padrão:



2 comentários:

  1. Nada como comer algo que você mesmo plantou...

    http://colecaofotografica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. polemico o artigo.
    acho que entre as preferencias sempre estão os produtos naturais, mas, a economia não permite que os alimentos organicos sejam consumidos como deveriam.

    www.aliradeorfeu.blogspot.com

    ResponderExcluir

Faça um comentário inteligente.
Leia o texto antes, depois, dê-nos a honra de ler seu comentário.