quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Os Carboidratos são essenciais para você

Desenvolvido por monitoras Alice Cristina Coca Mendes e Geórgia Raísa Matos de Sousa.


Revisado por: profª nutricionista Silvana Ramos Atayde


Os carboidratos são nutrientes encontrados no pão, na farinha, no arroz, nos grãos e nos tubérculos como batata e mandioca.

Eles são fonte de energia para o nosso corpo, por isso, o corpo utiliza a insulina para levar os carboidratos na forma de glicose para nossas células.
Algumas pessoas utilizam dietas com pouca ou nenhuma ingestão de carboidratos acarretando em vários problemas.
Veja o que acontece quando nossa dieta é pouca ou nula em carboidratos:

• A perda de peso é brusca, porém essa perda não vem só dos tecidos de gordura, mas também dos tecidos musculares;
• A utilização dos tecidos de reserva acarreta no acúmulo de cetona, que é o resultado do metabolismo da gordura. Cetona em excesso pode resultar em náuseas, desidratação, tontura, fadiga, e mau hálito.
• O cérebro utiliza a glicose para manutenção de seu funcionamento, porem com a falta dela, o cérebro acaba transformando a proteína do tecido muscular em glicose, degradando tal tecido.

Uma forma saudável de consumir carboidratos em quantidades adequadas é consumir os integrais, como pão francês integral, arroz integral, bolacha integral, e também com o auxilio de fibras como, por exemplo, a salada antes das refeições mais pesadas, pois o consumo de alimentos integrais e de fibras demora mais tempo para digerir, o que aumenta o tempo sem sentir fome e também dá sensação de saciedade fazendo com que a ingestão de alimentos seja menor. Assim, diminui a quantidade de alimento em uma mesma refeição e ajuda a emagrecer com saúde.



Um comentário:

Faça um comentário inteligente.
Leia o texto antes, depois, dê-nos a honra de ler seu comentário.