terça-feira, 24 de agosto de 2010

ALHO E DOENÇAS CARDIOVASCULARES

As doenças cardiovasculares são responsáveis pela mortalidade prematura em adultos de todo o mundo e a alimentação é uma das maneiras de auxiliar na prevenção ou tratamento destas enfermidades. O alho, além de alimento, é considerado um fitoterápico, segundo a resolução RDC nº48, de 16 de março de 2004, da ANVISA e seus efeitos biológicos estão relacionados à presença de compostos sulfurados voláteis (aliicia e tiossulfantes). A aliicina é a principal substância com efeitos farmacológicos, pois representa de 60 a 80% do total de compostos sulfonados. Recomenda-se que o consumo do alho seja imediatamente após o esmagamento do seu bulbo e in natura, pois seus compostos orgânicos, quando submetidos ao aquecimento, são instáveis. Os principais princípios ativos do alho promovem ação vasodilatadora e evitam a agregação plaquetária e lipoperoxidação de lipoproteínas, e por isso, podem contribuir na redução da hipertensão arterial sistêmica, inibição do LDL e formação de aterosclerose.

Fontes:

Azaria LH et al. Effect of allicin and its derivatives on vascular endothelial cell functions and glutathione level. Vasc. Pharmacol. 45(3):e75, 2006.

Cavagnaro PF et al. Effect of cooking on garlic (Allium sativum L.) antiplatelet activity and thiosulfinates content. J Agric Food Chem. 55(4):1280-88, 2007.

Alimentos Funcionais - 02/out/2009

Disponível em: www.nutricaoempauta.com.br. Nossos agradecimentos à equipe da Nutrição em Pauta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário inteligente.
Leia o texto antes, depois, dê-nos a honra de ler seu comentário.